Origem

Afghan Hound (Galgo afegão) é uma raça canina originária do Afeganistão. Afghan-Hound_2Oriundo das montanhas dessa nação, chegou à Inglaterra em 1900, como cão de exposição. É considerado um animal caçador, de perseguição, embora seja popular como um glamuroso canino de competições de beleza.
Em estudo realizado por Stanley Coren, é considerado o cão que menos responde aos comandos de obediência, ocupando com isso a última posição na publicação A Inteligência dos Cães ainda que seja uma das raças caninas mais antigas que se tem notícia.

Comportamento

O Afghan é calmo, quieto e reservado, mas também é alegre, carinhoso e palhaço (sem se tornar cansativo ou submisso). É intuitivo, inteligente, tem uma boa memória e um grande senso de iniciativa. Ele gosta de correr ao ar livre.

É uma raça conhecida por ser muito confiável e companheira com as crianças, no entanto, o Afghan Hound não é muito recomendado para elas, principalmente por não aceitarem qualquer tipo de brincadeira com eles. Não é um cão altamente afetuoso, é um pouco sensível e tímido (principalmente se não forem socializados corretamente). Embora sejam carinhosos, eles também são livres e independentes, e nem sempre demonstram todo o afeto, mantendo-se a certa distância. Eles têm a tendência a não repetir o comportamento de outros cães, e sim de criar o seu próprio. Os treinos de obediência são muito importantes para o Afghan, pois irão ajudá-lo a aumentar a sua autoconfiança.

Cuidados Específicos

A manutenção dos pelos do Afghan é exigente, precisa de três sessões de escovação por semana e um banho por mês. Manter os pelos destes cães bonitos e saudáveis exige um pouco mais dos donos, principalmente na época da troca de pelos quando filhotes. A pelagem mal cuidada, sem os cuidados com tosa e escovação podem obscurecer a visão dos cães e acumular sujeira e detritos que poderá consequentemente causar problemas de pele e de visão.
O Afghan Hound se adapta bem a viver dentro de casa sempre e quando é levado para passear tem que ser, no mínimo, por uma hora. Água fresca deve estar sempre disponível, pois por ter muito pelo, pode esquentar demais e ficar desidratado com facilidade, especialmente em climas muito quentes.

Saúde

O Afghan pode ser afetado por uma má formação das articulações do cotovelo, é muito sensível às preparações químicas (como pó anti-pulgas), anestesia, tranquilizantes e cortisona.

Saúde dos olhos: Síndrome da bolsa do canto medial (devido ao formato da cabeça desta raça, no canto interno, entre as pálpebras superiores e inferiores dos olhos, pode surgir um tipo de prega de pele no canto medial dos olhos, criando uma espécie de bolsões em que a sujeira e poeira podem ficar acumuladas no canto interno dos olhos. Existem descrições de que esta é uma patologia de origem genética.

Displasia coxo femoral: É uma das doenças ósseas mais comuns em cães e afeta milhões de cachorros em todo o mundo. Conforme a doença progride, as articulações do quadril do cachorro começam a degenerar, causando aumento da dor e problemas de mobilidade para o cachorro. Se a displasia não for diagnosticada e tratada, o cachorro afetado por este problema, acabará incapacitado de locomover-se com suas patas traseiras além é claro de sofrer dores bem desagradáveis.  No entanto, a grande maioria dos cães com displasia da anca podem levar uma vida plena e ativa, principalmente se a doença for diagnosticada precocemente e o tratamento adequado for administrado e mantido provavelmente para o resto de sua vida.

Em suma ele é um dos cães mais incríveis e totalmente únicos em muitos aspectos físicos e psicológicos. Para aqueles que querem compreender a raça, uma vez que se vive com um deles é difícil encontrar outra raça que iguale o companheirismo deste cão.

E você? Simpatizou com o Galgo Afegão? Comente qual a sua opinião a respeito deste cãozinho cheio de pose. Muito Obrigado por ler este artigo e até o próximo!