Origem: O peixe-elefante (Gnathonemus petersii) tem origem da África, Niger até bacia do Rio Congo com vasta distribuição no continente. Fácil de ser encontrado em áreas escuras sob densa vegetação e em rios de fluxo lento. Essa espécie possui formato incomum: tem corpo alongado e boca pequena e redonda localizada acima da mandíbula inferior. Sua mandíbula inferior é longa e tem o formato parecido com a tromba de um elefante, sua coloração costuma ser cinza escuro com duas listras brancas amareladas que se estendem verticalmente entre a nadadeira dorsal e anal e produz um fraco campo elétrico usando um tecido muscular em sua cauda. Possui também eletro-receptores que permitem receber sinais elétricos. Com isso o peixe consegue sentir o menor dos movimentos ao seu redor e pode nadar pela escuridão total. Essa habilidade é crucial para um peixe que possui visão deficiente. Esta adaptação é usada também para se comunicar com os outros peixes, encontrar parceiros reprodutivos, caçar ou evitar predadores.
Comportamento: É uma espécie de hábito noturno, tem um comportamento pacífico com outras espécies de peixes e é extremamente territorial com indivíduos da mesma espécie. Deve ser mantido com peixes pacíficos. Mesmo tendo o costume de comer peixes muito diminutos, pode viver tranquilamente com peixes pequenos como Tetras de maior porte ou Ciclídeos Anões, entre outros.
Cuidados Específicos: Para ter esse peixe em seu aquário, é preciso ser usado substrato arenoso e macio, com vários locais aonde ele possa se esconder durante período diurno. Deve-se evitar adornos pontiagudos que possam ferí-lo, uma vez que sua visão é bastante deficiente e apresenta ser bastante assustado. Para que se sintam em casa, seu aquário deve possuir bastante plantas e pouca iluminação. Para acomodar apenas uma espécie um aquário de 200L é suficiente. Mas, se quiser manter um cardume, precisará de um aquário de pelo menos 150 cm de comprimento e 350L. Para manter a qualidade do habitat ideal para o Peixe Elefante, a água deve estar entre: 25°C e 28°C (recomendado manter em 27°C) e o pH da água deve ficar entre 6.8 a 7.5.
Saúde: Essa espécie é bastante delicada, por isso é mais comum que aquaristas experientes tenham esse peixe em casa. Animal carnívoro alimenta-se de basicamente de vermes e insetos. Para manter o bichinho sempre saudável é necessário se atentar as exigências de habitat e alimentação.
Comentários