O peixe-anjo é um dos peixes de aquário de água doce mais populares e certamente acrescenta muita graça e beleza a um aquário. No entanto, eles nem sempre são os peixes mais fáceis de cuidar, a menos que você conheça alguns fatos sobre eles e suas necessidades O bom e velho robalão é um dos peixes de água salgada mais conhecidos pelos pescadores. Vive em estuários e costeiras de boa parte do litoral brasileiro, e algumas vezes em mangues e partes altas de rios.
O peixe anjo também pode se tornar agressivo um com o outro, o que geralmente ocorre durante os períodos de reprodução. Os machos podem brigar com outros machos por companheiros e as fêmeas podem ser agressivas ao proteger seus filhotes de outros peixes machos e fêmeas que procuram um lanche Ainda que você seja um excelente pescador, sem os equipamentos de pesca adequados, será muito difícil pescar seus peixes favoritos. Esses utensílios servem para ajudar a colocar suas técnicas em prática e facilitar ainda mais a captura de grandes brutos.
Os peixes-anjo-marinhos crescem até 30 centímetros (aproximadamente do tamanho de uma régua grande). As cores variam para cada espécie de peixe-anjo. Eles são bem conhecidos por suas cores brilhantes e os vários padrões em seus corpos. Ele varia em cor e tamanho dependendo da espécie, embora os padrões e as cores mudem dramaticamente com o envelhecimento. Essas variações são pensadas para indicar a outros peixes sua posição dentro da hierarquia social O peixe-anjo-preto, originário do oceano Pacífico, faz parte da subfamília Pomacanthidae, cujos representantes são consideerados, principalmente por suas cores, como os mais belos peixes marinhos do mundo. São, por isso, muito procurados pelos possuidores de aquários, embora esses peixes não se reproduzam em cativeiro.
Embora os internautas tenham considerado tratar-se de um demônio ou de uma criatura de outro planeta, a espécie de Coney Island foi identificada “como algum tipo de elasmobrânquios”. A opinião é de especialistas do Ocean Conservation Trust, dada ao portal Unilad, do Reino Unido. Elasmobrânquios “é um termo que se refere a peixes cartilaginosos, como tubarões e raias”.
Se a malformação da raja eglanteria deixa internautas aterrorizados, a raia manta rosa causa efeito contrário. E deixa todos extasiados com a sua beleza. No entanto, ela também é fruto de alguma mutação genética, que a deixou com essa cor. É a única raia manta rosa conhecida no mundo. Mar Sem Fim já explicou que a manta é a maior espécie de raia. E também um dos maiores peixes do mundo. Pode medir oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas. Foi descrita pela primeira vez pelo alemão Johann Julius Walbaum, diz o projeto Mantas do Brasil.
As características do peixe-anjo diferem de acordo com a porcentagem de salinidade que podem suportar. Embora seus nomes sejam iguais para os dois tipos de peixes, eles não estão intimamente relacionados. O peixe-anjo de água doce pertence a uma espécie tropical de ciclídeos, muito distante dos ciclídeos africanos que vivem em lagos. O peixe anjo marinho está mais intimamente relacionado com o Peixe borboleta.
Atraentes peixes ornamentais. Os mais desejados pelos criadores são amarelos bem escuros, sem as pequena mancha vermelha nos lado. São capturados freqüentemente em lagunas formadas por áreas rasas de recife. O Centropyge em cativeiro come os flocos de ração mas come melhor alimentos naturais que consiga morder (mordida-tamanho pequeno), pequenos camarões(tais como o shrimp do mysis). Estes peixes apreciam ter o acesso aos lugares e a bons esconderijos. Como os tanques de corais vivos ou decorativos ou as rochas grades.
Os peixes-anjo de água doce geram entre 100 e 1. 000 ovos que eclodem em alguns dias. Os ovos são colocados em uma folha plana ou tronco subaquático. O jovem é conhecido como alevino, permanece preso aos ovos por sete dias e se alimenta do restante da gema. Depois de mais uma semana, eles estão prontos para nadar livremente. Nesse estágio, ele se alimentará dos nutrientes disponíveis na água e nas plantas.
Ao incluir muitas espécies, o status de conservação do peixe-anjo varia entre as espécies, mas eles geralmente estão ameaçados. Os peixes de água doce são os mais afetados, pois são capturados por humanos para inclusão em aquários. As espécies de água salgada também estão ameaçadas, pois tendem a viver em recifes que estão desaparecendo devido às mudanças climáticas e à poluição da água.
O peixe-anjo é criado em cativeiro por alguns humanos. Ambos os peixes-anjo de água doce e salgada são peixes muito difíceis de manter em aquários domésticos, pois requerem condições especiais de água. Eles são muito sensíveis a mudanças na água, como níveis de sal e pH, se as mudanças forem muito drásticas, eles podem morrer.
Eaí? você já conhecia o Anjo do Mar? Comenta aqui qual a curiosidade sobre este peixe que mais impressionou você.
Até a próxima.
Comentários