Não é uma regra, mas a maioria dos felinos gostam de receber carinho abaixo das orelhas, onde ficam suas glândulas faciais, embaixo do queixo e ao redor das bochechas. Mexer na barriga, costas e a base do rabo costuma causar incômodo. No geral, é importante respeitar o espaço e os limites dos gatos — e do bichinho selvagem que há dentro deles Saber que os nossos bichinhos de estimação nos amam é uma felicidade enorme, afinal, esse sentimento sempre é recíproco — e só quem é apaixonado por um, sabe! Com o corpo, com o olhar, com jeitinho de andar, eles sempre mostrarão que amam seu dono. Por isso, a Petz reuniu 10 formas de demonstração de carinho dos gatos Os animais de estimação sempre dão um jeito de demonstrar toda a gratidão, amor, carinho e confiança para com seus tutores.
No podcast ‘Bichos na Escuta’, a veterinária Rita Ericson, especializada em comportamento animal, contou quais são as melhores partes do corpo para fazer carinho no seu gato e quais são as que ele menos gostam. Uma ouvinte contou ao podcast que, toda vez que faz carinho na pare do rabo, o gato dela se esquiva ou tenta morder.
“Os gatos têm um mapeamento do corpinho deles de uma forma geral. Claro que cada um tem a sua individualidade, de regiões que eles gostam mais e regiões que eles gostam menos de receber carinho. Então, a gente sabe que na testa, no queixo, nas laterais dos bigodes, na lateral do corpo, na linha da coluna, são as regiões que os gatos têm mais de carinho”, disse a veterinária.
Gatos, às vezes, são uma incógnita para nós, humanos. Quem nunca passou pela situação de estar brincando e acariciando o bichano na maior tranquilidade e, de repente, ele parece não querer mais papo? Uma pesquisadora explica que, muitas vezes, isso acontece por não estarmos fazendo carinho do jeito certo.
Com certeza você já se viu fazendo carinho no seu companheiro e ele começou a passar a linguinha ou dar mordidinhas em suas mãos. Essa é outra forma dele demonstrar carinho e preocupação com você! Em alguns casos, durante algum tipo de brincadeira, ele pode ser querer te dar alguma mordidinha.
Os gatos são animais exigentes, e por isso, podem se recusar a receber carinho de desconhecidos ou em algumas partes de seu corpo. O que faz muitos se perguntarem se os gatos gostam de carinho mesmo. Mas por mais que alguns animais tenham sido criados entre muitas pessoas e possuírem mais facilidade em ter contato com os demais, nem todos felinos são sociáveis à esse ponto. Algumas regiões podem deixá-los estressados, por isso, confira algumas curiosidades.
Em muitos aspectos, seu gatinho ainda pensa como um gato selvagem. Eles são animais solitários e reservados, que evitam ao máximo interações muito “íntimas”. Nós, é claro, somos sociais até demais. Quanto mais toque e proximidade nas demonstrações humanas de afeto, melhor. Também não resistimos a animais que se pareçam com nossos bebês, com olhos grandes, nariz pequeno e carinha redonda. Vem daí aquele nosso impulso de querer esmagar os gatinhos de tanta fofura. Para eles, isso costuma ser um pouco demais.
Existem lugares onde a maioria dos gatos não aceitam muito bem serem tocados. As patas e o rabo, por exemplo, são lugares que despertam a atenção negativa do felino. Além disso, a barriga não é o local mais aconselhado a se acariciar logo de cara. Isso porque os gatos possuem o instinto ainda selvagem de proteger a região por conta dos órgãos vitais, que ficariam expostos aos predadores.
A chave para um bom relacionamento, segundo a pesquisadora, é deixar que os bichanos estejam no controle e tomem a iniciativa. É difícil conter o ímpeto de acariciá-los, mas pesquisas apontam que o esforço compensa. Interações entre gatos e humanos duram mais quando são eles que as iniciam. Também é imprescindível prestar atenção na postura e comportamento do animal.
É claro que muitos de nossos amigos felinos gostam das carícias e não trocam nossa companhia por qualquer comida que aparecer na frente. Mas um número grande deles apenas tolera o chamego com segundas intenções — no caso, a casa e comida. Enquanto outros, como sabemos, sequer escondem a aversão pelo contato humano e respondem agressivamente.
Eaí? curtiu mais esse artigo? Não se esqueça de deixar seu comentário, diga para nós onde seu gato mais gosta de receber carinho. Até o próximo artigo.
Comentários