Papagaios possuem centros de ação e comportamento bem definidos e estabelecidos, que os diferenciam das outras aves. São dotados de um sistema completo de comunicação, que os ajuda a comunicar-se entre si e com outros animais. Além disso, os papagaios são capazes de imitar sons e vozes humanas, o que os torna ainda mais especiais. As últimas pesquisas realizadas sobre a população de papagaios da Amazônia indicam que há cerca de 3.000 espécies diferentes da ave na região. No entanto, o número de papagaios na Amazônia vem diminuindo nos últimos anos devido à caça ilegal e à perda de habitat. Papagaios Quaker são ilegais em alguns países, como os Estados Unidos, devido ao seu comportamento agressivo. No entanto, esses papagaios são muito populares como animais de estimação, devido à sua inteligência e capacidade de imitar a voz humana. Cacatua Alba crista e sexo são duas das principais espécies de papagaios que são criados em cativeiro. Essas aves são muito populares como animais de estimação, devido à sua docilidade e à sua capacidade de imitar a voz humana. Caturritas são papagaios que geralmente imitam o riso humano. Essas aves são muito populares como animais de estimação, devido à sua inteligência e à sua capacidade de imitar a voz humana.
Os papagaios do congo, papagaios verdadeiro, cacatuas e arara são, talvez, os mais conhecidos falantes, mas mesmo os pequenos psitacídeos, como periquitos, calopsitas e jandaias podem ser treinados para “falar” e imitar sons.
Sabemos que pássaros que conseguem cantar, incluindo papagaios, possuem centros no seus cérebros capazes de apoiar as vocalizações. Mas, exclusivamente nos papagaios, existem áreas ao redor desses centros, chamadas de ‘conchas’. Em volta das conchas existe uma terceira região que dá apoio ao movimento. Essa estrutura é compartilhada por vertebrados, mas o sistema das ‘conchas’ é único. Para compreendê-lo, foi analisada a expressão dos genes nesses caminhos em nove espécies diferentes de papagaios. Cientistas focaram em 10 genes que sabemos ser mais ativos nas regiões cerebrais de pássaros envolvidas com o canto.
Caturrita (Periquito Monge Verde)
Qualquer pessoa que queira adotar uma tagarela real deve considerar uma caturrita (ou periquito monge como é mais conhecido). Essas aves são conhecidas por sua personalidade corajosa e pela fala clara e nítida. Mas, se você estiver interessado em uma, verifique as leis locais antes de trazer um para casa, já que é ilegal mantê-la como animal de estimação em algumas partes do mundo. No Brasil, é possível comprá-la legalmente somente de criadores credenciados no IBAMA.
Periquito de colar indiano
Os periquitos-de-colar indianos parecem ter um dom para aprender frases mais longas com palavras curtas, falando-as com clareza. Séculos atrás, na Índia, líderes religiosos que faziam orações diárias em seus jardins começaram a notar os periquito-de-colar locais repetindo as orações. Isso fez com que os pássaros fossem considerados sagrados, de modo que as pessoas passaram a criá-los como aves de estimação.
Papagaio cinzento
O papagaio-cinzento é nativo da África equatorial, incluindo Angola, Camarões, República Democrática do Congo, Gabão, Costa do Marfim, Gana, Quênia e Uganda. A espécie é encontrada em uma faixa que vai do Quênia até a parte oriental da Costa do Marfim, incluindo ilhas oceânicas no Atlântico como São Tomé e Príncipe. Estimativas atuais de população global são incertas. É uma ave de médio porte, com uma incrível capacidade de vocalização, conseguindo imitar perfeitamente uma grande variedade de sons. A coloração da sua plumagem possui vários tons de cinzento, o corpo é cinzento pálido, com contornos esbranquiçados nas penas da cabeça e do pescoço, as penas de vôo das asas são cinzentas escuras e as penas da cauda vermelhas. O bico é preto e os olhos brilhantes, geralmente amarelos pálidos, rodeados por uma área de pele branca nua.
Papagaio verdadeiro
É conhecido por ser bom “falante”.
O papagaio-verdadeiro se alimenta de sementes e frutos e costuma reproduzir em buracos de rochas ou em barrancos. Chama atenção pelo voo entre macho e fêmea que, por ficarem tão próximos um ao outro, podem ser confundidos com uma grande ave de quatro asas. A espécie sempre está em casais ou em bandos, por quase todo Brasil, exceto na região Norte.
Existem muitas outras espécies de papagaios e periquitos que se treinados, podem aprender a imitar sons e também a falar, como mencionado no início deste artigo. Nós trouxemos os mais comuns e também curiosidades sobre os mais raros e, queremos saber sua opinião à respeito, qual dessas aves é a mais falante ou a mais inteligente para aprender a imitar sons e até as falas dos humanos? Comenta aqui, ok?
Até o próximo artigo 😉
Comentários