Com formatos que encantam e perfume que embala, os lírios são uma das flores mais populares do mundo. Outro motivo para isso é que eles possuem diversos significados e uma simbologia incrível. Os mais comuns representam a pureza e inocência, além de vida nova. Em chinês, a palavra “Lírio” significa “para sempre amor” e em muitas religiões eles aparecem como símbolos filosóficos e espirituais O lírio é uma das plantas mais antigas do mundo e muitas lendas rodam a história dessas plantas. É bem comum utilizar o lírio para fazer buquês e também para presentear alguém com vasos, porém, como o lírio é uma planta que pode ser encontrada em várias cores, cada uma carregando um significado, por isso, veja a seguir quais cores de lírios você pode encontrar e quais os significados elas carregam, conseguindo assim presentear com mais assertividade.
Os lírios gostam de luz indireta ou direta, isso vai depender do tipo de lírio que você for adquirir. Para o plantio de bulbos, você deve colocar uma pequena camada de cascalho fino no fundo para facilitar a drenagem de água. Além disso, é indicado que o bulbo esteja deitado de lado, dessa forma a água não ficará parada no colo da planta e, assim, reduz a probabilidade de apodrecer Também é possível evitar o ressecamento dos bulbos cobrindo-os com cobertura vegetal. Além disso, ela é rica em matéria orgânica e evita que você regue demais a planta. Essa cobertura pode ser encontrada em lojas de jardinagem Para plantar estas flores é necessário os bulbos, que devem ser colocados sobre uma pequena camada de cascalho no fundo do vaso, para facilitar a drenagem e evitar a umidade das raízes.
Os lírios podem chegar até dois metros de altura e possui mais de cem espécies diferentes. Elas se diferenciam pelo tamanho, cor, formato, flores, perfume e também pelos cuidados que são necessários em cada uma. Os mais comuns são os lírios brancos, mas há lírios na cor rosa, vermelho, laranja, roxo e amarelo. Há ainda, alguns lírios com mais de uma cor, que formam combinações bem harmoniosas Como foi dito, há dezenas de espécies de lírios espalhados pelo mundo inteiro, porém três delas merecem destaque: lírio oriental, asiático e longiflorum.
Lírio Oriental
Ao contrário dos lírios asiáticos, o lírio oriental possui flores grandes e que exalam um perfume bem forte.
Os lírios orientais são os preferidos para jardins e canteiros, sendo apreciados não só pela sua grandiosidade, mas também pelo agradável aroma que suas flores exalam. Esta é uma espécie alta, podendo chegar a até um metro e vinte centímetros de altura.
As suas pétalas têm um ondulado característico nas bordas, e podem ser encontradas nas cores vermelho, rosa, laranja e dourado, além do clássico branco. Ela floresce entre meados e o final do verão.
Lírio Asiático
Os lírios asiáticos encantam com suas cores vibrantes no começo do verão. As flores desta espécie são pequenas, se comparadas com as outras, mas brotam em maior quantidade, e tem pouco perfume. Seu porte varia entre 60 e 90 centímetros, sendo o menor dos lírios.
Ele é muito utilizado em jardins, e é um dos mais comuns por ser também mais resistente e tolerante em relação ao solo – desde que este esteja bem drenado.
Lírio Longuiflorum
Lírio Longuiflorum ganhou esse apelido de Lírio da Páscoa por florescer, aproximadamente, no período da festividade cristã. Suas flores noturnas de cor rosa, permanecem abertas até o meio-dia. Em geral, quanto mais velho, maior a quantidade de flores que poderá apresentar. As flores são muito esperadas por apreciadores e, por aparecem por um curto período de tempo, demandam certa atenção do observador. Apesar da curta duração de suas flores, o cacto latino é perene, podendo durar gerações, florindo rapidamente todos os anos por um dia a cada floração.
Eaí? curtiu essa matéria sobre Lírios? Você possui algum em sua casa? Conta pra nós aqui nos comentários. Até o próximo artigo 😉
Comentários